Slideshow

terça-feira, 12 de março de 2013

50 Tons de Tabu


Há muito tempo não via um livro dar tanta polêmica quanto a Trilogia dos 50 Tons tem gerado nos últimos meses. Muitos anos atrás “A Dama das Camélias”, publicado em 1848, um romance do escritor Alexandre Dumas Filho causou frisson entre as moçoilas  e esposas na época de sua publicação. A história tem cunho autobiográfico, Dumas Filho inspirou-se em suas próprias relações com a cortesã Marie Duplessis, e ainda no fato de ser ele próprio filho ilegítimo de Alexandre Dumas. Experimentando a rejeição, encontrou ao lado da amante a estabilidade que necessitava, e que veio a ser-lhe o mote para o romance. O nome Dama das Camélias é devido ao fato de Margarita gostar de receber apenas um tipo de flor, a camélia. A obra é ambientada na revolução de 1848, na França. Retrata o romance entre Margarita Gautier, a mais cobiçada cortesã parisiense, e Armando Duval, um jovem estudante de Direito. O jovem Armando pertence à uma família aristocrática da Paris do século XIX. Ele apaixona-se pela cortesã Margarita. Mesmo diante da intolerância de sua família e do preconceito social, eles tentarão viver sua história de amor.

Posteriormente em 1857, Madame Bovary , um romance escrito por Gustave Flaubert resultou num escândalo ao ser publicado. Quando o livro foi lançado, houve na França um grande  interesse pelo romance, pois levou seu autor a julgamento acusado de ofensa à moral e à religião.  O romance contava a história de Emma, uma mulher sonhadora pequeno-burguesa, criada no campo. Bonita e requintada para os padrões provincianos casa-se com Charles, um médico do interior muito apaixonado pela esposa, porém uma pessoa entediante. Nem mesmo o nascimento da filha dá alegria ao casamento ao qual a protagonista se sente presa. Emma, cada vez mais angustiada e frustrada, acaba encontrando no adultério uma forma de encontrar a liberdade e a felicidade. Apesar da intensa procura de uma vida digna, e o fato dela não se dar valor, dificilmente consegue sentir-se satisfeita com o que é e o que tem.

Em 2011 quem revolucionou o mundo da literatura foi o romance erótico bestseller da autora inglesa Erika Leonard James de nome 50 Tons de Cinza, primeiro livro de uma trilogia. A obra vem deixando homens alvoroçados que não entendem o fenômeno Christian Grey que fez com que o livro vendesse mais de 10 milhões de cópias mas primeiras seis semanas.  Publicado em 47 países, sendo no Brasil pela Editora Intrínseca a obra retrata a vida de Anastasia Steele, uma virgem de 21 anos estudante de Literatura que, após entrevistar o magnata para o jornal da faculdade, se interessa pelo mesmo e é correspondida. Com uma trama que se desenrola em Seattle,  em meio ao luxo, a protagonista  descobre, por meio de Christian Grey, o mundo do sadomasoquismo, descrito através de uma linguagem simples próprias dos romances. A autora mostra no decorrer da história detalhes da prática de  bondage,  sadismo e masoquismo.

Porém antes de simplesmente ser considerado um livro erótico, o que vem incomodando a muita gente são as quebras de tabus que muitos insistem em manter. Seria o caso que a pessoa até pode praticar as técnicas descritas no livro só que escondido para que ninguém fique sabendo, o que retrata a hipocrisia tão arraigada em nossa sociedade machista. Na realidade a obra nada mais que retrata um romance insólito entre um homem bonito, extremamente rico e bem sucedido em seu trabalho e uma jovem inacreditavelmente virgem aos 21 anos e recém-saída da faculdade e vinda da classe média. Trazendo para o mundo real este romance teria mínimas chances de dar certo, mas a função do livro não é justamente nos levar a viajar sem sair do lugar?! Então qual o problema se este romance não daria certo fora das páginas e de nossa imaginação??!! Christian Grey é simplesmente o homem dos sonhos de todas as mulheres (ou pelo menos de 9 em 10 mulheres...rsrs) , não é a toa que a trilogia foi escrita por uma mulher e o sucesso que vem fazendo se deve ao fato dele fazer o máximo para agradar a “mocinha da história”. Até mesmo a pegada erótica que vem incomodando tanto aos homens de modo geral, é o objeto de desejo das mulheres sexualmente bem resolvidas. A mulher moderna já admite o que gosta de fazer em sua intimidade, não deixa mais tudo nas mãos dos homens e isso nem sempre é bem visto pela sociedade. 

Portanto antes de se chocar com Damas das Camélias, Madames Bovarys e Christians Greys da ficção deveriam se incomodar com as falcatruas de nossos políticos, crimes sem solução, roubos no orçamento público que nunca foram resolvidos e outros tantos absurdos que encheriam algumas páginas de texto se os fossem descrever.  A trilogia 50 Tons de Cinza não foi a primeira e nem será a última obra literária a incomodar então que as editoras e escritores aproveitem a deixa e lancem boas obras quebrando mais tabus de nossa sociedade. Que fique bem claro: não estou dizendo para que escritores plagiem a obra, mudando nomes e profissões dos personagens principais e sim que aproveitem para quebrar outros tantos tabus que ainda incomodam e merecem ser discutidos e revistos. Cópias descaradas já existem, porém dificilmente alcançaram o mesmo sucesso de vendas que a autora E. L. James conseguiu.             

 Márcia Canêdo

By JORNALISMO ANTENADO with No comments

0 comentários:

Postar um comentário

Se você gostou dessa matéria comente e indique para seus amigos.Obrigada e você é sempre bem vindo!

    • Popular
    • Categorias
    • Arquivos