Slideshow

sábado, 3 de abril de 2010

Crônica de Páscoa - L .F. Veríssimo

-Papai, o que é Páscoa?
-Ora, Páscoa é... bem... é uma festa religiosa!

-Igual ao Natal?
-É parecido. Só que no Natal comemora-se o nascimento de Jesus, e na Páscoa, se não me engano, comemora-se a sua ressurreição.

-Ressurreição?
-É, ressurreição. Marta, vem cá!

-Sim?
-Explica pra esse garoto o que é ressurreição pra eu poder ler o meu jornal.

-Bom, meu filho, ressurreição é tornar a viver após ter morrido. Foi o que aconteceu com Jesus, três dias depois de ter sido crucificado. Ele ressuscitou e subiu aos céus. Entendeu?
-Mais ou menos... Mamãe, Jesus era um coelho?

-O que é isso menino? Não me fale uma bobagem dessas! Coelho! Jesus Cristo é o Papai do Céu! Nem parece que esse menino foi batizado! Jorge, esse menino não pode crescer desse jeito, sem ir numa missa pelo menos aos domingos. Até parece que não lhe demos uma educação cristã! Já pensou se ele solta uma besteira dessas na escola? Deus me perdoe! Amanhã mesmo vou matricular esse moleque no catecismo!

-Mamãe, mas o Papai do Céu não é Deus?

-É filho, Jesus e Deus são a mesma coisa. Você vai estudar isso no catecismo. É a Trindade. Deus é Pai, Filho e Espírito Santo.
-O Espírito Santo também é Deus?

-É sim.
-E Minas Gerais?

-Sacrilégio!!!
-É por isso que a ilha de Trindade fica perto do Espírito Santo?

-Não é o Estado do Espírito Santo que compõe a Trindade, meu filho, é o Espírito Santo de Deus. É um negócio meio complicado, nem a mamãe entende direito. Mas se você perguntar no catecismo a professora explica tudinho!

-Bom, se Jesus não é um coelho, quem é o coelho da Páscoa?
-Eu sei lá! É uma tradição. É igual a Papai Noel, só que ao invés de presente ele traz ovinhos.

-Coelho bota ovo?
-Chega! Deixa eu ir fazer o almoço que eu ganho mais!

-Papai, não era melhor que fosse galinha da Páscoa?
-Era... era melhor, sim... ou então urubu.

-Papai, Jesus nasceu no dia 25 de dezembro, né?
-Que dia ele morreu?

-Isso eu sei: na Sexta-feira Santa.
-Que dia e que mês?

-(???)
-Sabe que eu nunca pensei nisso? Eu só aprendi que ele morreu na Sexta-feira Santa e ressuscitou três dias depois, no Sábado de Aleluia.

-Um dia depois!
-Não, três dias depois.

-Então morreu na Quarta-feira.
-Não, morreu na Sexta-feira Santa... ou terá sido na Quarta-feira de Cinzas? Ah, garoto, vê se não me confunde! Morreu na Sexta mesmo e ressuscitou no sábado, três dias depois! Como? Pergunte à sua professora de catecismo!

-Papai, porque amarraram um monte de bonecos de pano lá na rua?
-É que hoje é Sábado de Aleluia e o pessoal vai fazer a malhação do Judas. Judas foi o apóstolo que traiu Jesus.

-O Judas traiu Jesus no Sábado?
-Claro que não! Se Jesus morreu na Sexta!!!

-Então por que eles não malham o Judas no dia certo?
-Ui...

-Papai, qual era o sobrenome de Jesus?
-Cristo. Jesus Cristo.

-Só?
-Que eu saiba sim, por quê?

-Não sei não, mas tenho um palpite de que o nome dele era Jesus Cristo Coelho. Só assim esse negócio de coelho da Páscoa faz sentido, não acha?
-Ai coitada!

-Coitada de quem?
-Da sua professora de catecismo!

Fonte: Luís Fernando Veríssimo
 
 
Mais um sábado chegou e não é porque hoje é véspera de Páscoa que deixaríamos de ter nossa crônica da semana. Novamente quem nos brinda com um excelente texto é o Veríssimo, com suas ironias cáusticas, porém verdadeiras. De quem é a culpa por tais dúvidas neste caso: dos avós que não orietaram seus filhos e que em contrapartida não souberam ensinar ao próprio filho o significado da Páscoa ou da sociedade que dá mais importância às simbologias que à história original?! Dificil julgar, aliás desnecessário. Verdade é que  apesar dos filmes que ano após ano são transmitidos na tv, coberturas sobre os eventos e encenações em várias partes, o significado real da Páscoa se perdeu ao longo dos séculos.

Quem ganha com isso é o comércio, onde mal acabou o carnaval já pipocam nuvens de ovos de chocolate nos mercados e lojas especializadas. Tá gente, eu amo chocolate e seria no mínimo hipocrisia da minha parte dizer que nessa época não acabo ingerido mais a iguaria. Só que uma coisa não esta diretamente ligada a outra. Não frenquento templos, nem participo de procissões e vigílias, mas não significa que não reconheço nesta data um período de reflexão, de renovação, onde devemos agradecer pelas graças recebidas ( e normalmente sempre recebemos mais que merecemos ...) e também de pedir perdão por nossa negligência e tantas coisas que deveríamos ter feito mas que acabamos deixando pra depois. Que juntos de nossa familia ou em meio aos amigos saibamos tirar ao menos 5 minutos e dedicar este momento a Jesus, que independente de nossos mais indignos pensamentos de revolta quando tudo  parece estar errado e contra nós, ele neste momento  nos acolhe e dá o alento. Em um comentário de outro post, um amigo escreveu que Deus não instituiu nenhuma religião e estas palavras foram ecos de minhas próprias muitas vezes ao longo desses anos. Porque para mim não importa se a "certa" é a religião A ou a B, o Deus é um só e ao invés de ser alvo de separação, deveria ser motivo de união em prol de um objetivo comum, o de praticar o bem . Quando os homens se conscientizarem disso creio eu que o rumo da humanidade irá mudar consideravelmente. 

No mais fica o meu desejo que todos tenhamos uma Feliz Páscoa, sejam entre nossos familiares, amigos ou mesmo "sozinhos" em nossas casas.  
 


Márcia Canêdo

By JORNALISMO ANTENADO with 12 comments

12 comentários:

Márcia,

Me deliciei com a crônica de Veríssimo. Simplesmente demais!

E concordo com tudo que você escreveu, pois Deus é único e independe de religião.

Amar a Deus sobre todas as coisas, não é assim?

Que cada um comemora a Páscoa da maneira que bem entender, ou da maneira que a sua religião ordena, mas que ninguém se esqueça que este dia é muito especial, e que devemos nos reunir e dar graças ao Senhor por tudo que temos, pois, com certeza, temos muito mais do que aquilo que merecemos.

Parabéns pelo post.

Feliz Páscoa à você com extensão a todos os seus.

Bjs.

Rosana.

Sensacional a crônica de Veríssimo. rs*

Assim como o Natal, a Páscoa tem a magia de contagiar as pessoas a fazerem o bem. Isso pra mim já é mais do que motivo para comemorar.

Um forte abraço!

Olá, Márcia!

Linda crônica sobre esse dia tão importante e cheio de significado e simbolísmo para todos aqueles que acredita em Jesus Cristo e em sua ressureição.

Abraços

Francisco Castro

ia,
Que menininho cri-cri!!! E que pai sem paciência!!!!Masas crianças são questionadoras, são assim mesmo. Luís Fernando Veríssimo é demais!!!
Masis o importante é que Jesus se deu por nós para que tivéssemos vida com ele. Ele quer reinar em nossas vidas, nortear nosso caminho e nos dar a paz.
Beijão e Feliz domingo de Páscoa!

Eu já conhecia esta cronica dele, inteligentíssima. Ele conseguiu realmente dá e narrar um nó sem resposta condizente.

Marcia,minha amiga
Voce pos mais luz á Pascoa,com esse conto de Verissimo.
A Pascoa ,assim como o Natal,pode ser todo sos dias,basta querermos e com as nossas atitudes,fariamos um mundo melhor.

Um Santo domingo de Pascoa para voce e seus entes queridos.

beijnhos
joana

A paz de mudar,
É partilhar a vida na esperança,
É lutar para vencer toda sorte de sofrimento.
É ajudar mais gente a ser gente,
É viver em constante libertação,
É crer na vida que vence a morte.
É dizer sim ao amor e à vida,
É investir na fraternidade,
É lutar por um mundo melhor,
É vivenciar a solidariedade.
É renascimento, é recomeço,
É uma nova chance para melhorarmos
as coisas que não gostamos em nós,
Para sermos mais felizes por conhecermos
a nós mesmos mais um pouquinho.
É vermos que hoje...
somos melhores do que fomos ontem.

Desejo uma Feliz Páscoa, cheia de paz, amor e muita saúde!

Márcia
O texto é sensacional, muito cômico, mas é a pura realidade, ninguém sabe mais os significados reais das datas religiosas.

Parece que estávamos antendados com as idéias...rsrs
Muito Bom!

Exelente texto Márcia, seus textos são excelentes.

Parabéns.

Bjs e boa semana.

Olá querida Márcia,

Mais um texto fantástico de Veríssimo, ri demais, kkkkkkk.

E realmente mal acaba o carnaval e a mídia já muda o foco para as vendas de ovos de Páscoa. Torço muito para que em breve as pessoas deem mais foco ao ensino religioso, mostrando a importância da data, do que simplesmente ovos de chocolate.

Beijos.

Olá Márcia,
Esse é o Fernando Veríssimo .
ótima escolha.
Eninha

Postar um comentário

Se você gostou dessa matéria comente e indique para seus amigos.Obrigada e você é sempre bem vindo!

    • Popular
    • Categorias
    • Arquivos